terça-feira, 2 de outubro de 2012

Rivalidades Históricas

Carlos Lopes vs Fernando Mamede

   Moniz Pereira não tinha dúvidas sobre como conciliar dois dos melhores atletas mundiais nos treinos do Sporting, nas décadas de 70 e 80. Carlos Lopes e Fernando Mamede mal se falavam — ainda hoje é raro ouvir uma palavra do campeão olímpico sobre, aquele que foi durante anos, o recordista mundial dos 10 mil metros, ou vice-versa. “Nos treinos faziam o que eu mandava, se não deixavam de treinar naquele momento. Ou então vinha eu embora”, conta ao PÚBLICO o treinador, hoje com 91 anos, dizendo que às vezes eram inscritos os dois atletas na mesma prova. “Apesar de haver essa crispação, nunca deixei que isso afectasse o rendimento.”


Ayrton Senna vs Alain Prost

   Na Fórmula 1, a rivalidade de Ayrton Senna, quando se juntou a Alain Prost na McLaren, em 1988, saltou para as páginas dos jornais. O auge da animosidade aconteceu no final de 1989, quando o título se decidiria entre os dois em Suzuka: os McLaren chocaram, quando o francês bloqueou a passagem do brasileiro. Senna continuou em prova e seguiu ilegalmente cortando a chicane; ganharia a corrida, mas ser-lhe-ia retirada a vitória e o título ficou à mercê de Prost. Um episódio que se repetiria na época seguinte, também em Suzuka, mas agora com os dois em diferentes equipas: desta vez, o desfecho inverteu-se. A 260km/h, Senna não deixou Prost fazer a curva e bateram os dois. Fora de prova, o título ficou nas mãos do brasileiro. 
   “O que ele fez foi lamentável, é um homem sem valor”, disse na altura Prost. Senna admitiria, um ano depois, que a manobra tinha sido premeditada, em retaliação pelo que Prost lhe havia feito no ano anterior. 
   Mesmo assim, nos dois anos em que os dois pilotos convergiram na McLaren, em 1988 e 1989, a escuderia conseguiu 30 “pole positions” (26 de Senna contra quatro de Prost), 25 vitórias (14-11), 15 voltas mais rápidas (5-10) e dois campeonatos (1-1). 


Valentino Rossi vs Jorge Lorenzo

  Nas motos, a rivalidade entre Jorge Lorenzo e Valentino Rossi na Yamaha também é histórica. Os dois cruzaram-se entre 2008 e 2010 e o relacionamento era mau. Eram muito parecidos, de ego inchado e a lutarem ambos pelo título. O italiano exigiu mesmo que colocassem um muro entre os dois na oficina para o espanhol não ver as afi nações da sua mota. Rossi acabaria por sair para a Ducatti devido ao título de Lorenzo. 

   Mas durou pouco tempo, já que o italiano vai reencontrar o espanhol novamente na Yamaha nesta época. “Somos pilotos vencedores e nunca queremos perder. Acredito que o nosso relacionamento melhorou, mas talvez porque estávamos em equipas diferentes. Na Yamaha vai ser complicado o relacionamento melhorar”, admitiu Lorenzo sobre o regresso de Rossi, a quem acusou de ter um problema de carácter.



Michael Stich vs Boris Becker

   “A rivalidade não tem que afectar os resultados, porque querem sempre vencer por eles próprios”, conta Dan Abrahams, sociólogo do desporto, citado pela “CNN” sobre o mal-estar na dupla alemã de ténis Michael Stich e Boris Becker, campeã olímpica de pares nos Jogos de Barcelona 92. “Pode ter existido hostilidade a um nível social, mas foi apenas isso. No court só interessava vencer. ”



Jordão vs Manuel Fernandes vs António Oliveira

   A equipa de futebol do Sporting em 1982 também beneficiou dessa vontade dos jogadores, já que os egos de Jordão, Manuel Fernandes e António Oliveira tornavam as coisas difíceis. A época terminou com a conquista do campeonato e da Taça, com 16 golos em 34 jogos de Oliveira, ao lado de Jordão (35-37) e Manuel Fernandes (21-39). “Não é o fim do mundo os jogadores não serem amigos. Estudos em psicologia desportiva sugerem que os atletas não têm de gostar uns dos outros para a equipa ter sucesso”, diz ainda Abrahams.






Um comentário:

Cristiana M. disse...

Quando há mesmo muita vontade de vencer, nada os impede de lutar por isso! Problemas pessoas ficam sempre de fora mal se entra no campo (seja qual for o desporto)!