segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

"Made in PORTUGAL"

Começa a ser cada vez mais necessário conseguir que os consumidores portugueses comprem produtos nacionais. Estamos perante uma crise económica que instala um cenário de necessidade de aumento de vendas dos produtos nacionais, para todas as áreas (especialmente agricultura, indústria) possam obter um desenvolvimento e uma evolução que gerem emprego, crescimento económico e o aumento do valor PIB português. 
Mas, na verdade, ainda existe uma espécie de um estigma que faz com que os portugueses confiem mais na qualidade estrangeira.
E isso verifica-se em qualquer tipo de produto, em que existe essa competitividade entre Portugal e o resto do mundo. Isso vê-se em produtos como os sapatos, a roupa, a comida, a tecnologia, a música e a arte.
Neste tipo de assuntos, o português acredita que o seu país não está suficientemente "potenciado" para produzir aquele tipo de produto e por isso decide comprar o produto estrangeiro.

Sempre que aparece este simbolo, o produto é produzido em Portugal.


Porquê comprar o produto nacional?
Ao comprar mais produtos nacionais, as empresas terão de produzir mais, aumentam a faturação, geram riqueza para elas próprias e para os funcionários, garantem e até podem aumentar os postos de trabalho, o Estado ganha com receitas fiscais, ajuda a baixar o custo de fabrico, enfim é toda uma "cadeia" que ganha com isso. Pelo contrário, se optarmos por produtos estrangeiros, estamos a agravar ainda mais o défice da balança comercial que já é elevado, ou seja, importamos muito mais do que exportamos o que acaba por "endividar" o nosso país.




Pensem nisso ;)

Um comentário:

Anônimo disse...

Nao custa nada. Tudo o que pudermos, devemos comprar português (: