domingo, 13 de janeiro de 2013

Casos da Semana

Esta foi a semana que celebrei o meu 18º ano aniversário :)
Já tenho idade para votar, para ser preso, para tirar a carta de condução e para ser chamado pelo exército no Dia da Defesa Nacional. Neste momento, não sinto grande diferença em relação aos 17 anos... A pessoas tratam-me normalmente como um adulto, por isso penso que não adquiri nenhuma espécie de rótulo de maturidade ou de despedida da infância. No entanto, não deixo de expressar aqui a minha felicidade por chegar aos 18 anos, por mim ficaria sempre nesta idade se a lei da vida assim o permitisse...

Esta semana ficou marcada por duas palavras: Pepa Xavier.
Um caso que dominou a ordem do dia.
A primeira porque expressou um "desejo consumista" de ter uma mala Chanel. Eu achei piada à pronuncia "queque" da blogger Filipa Xavier e achei também que ela teve um discurso pouco nutritivo, mas isso não apaga a hipocrisia que cresce de dia para dia neste país.
Eu pergunto: Onde está o epicentro de tanta polémica? O que é que motivou tanta indignação? Foi o facto de não estarmos em tempo de desejarmos esse tipo de regalias? Foi o facto de esta semana ter saído o relatório do FMI e a malta andar apreensiva com o futuro?
Eu não vi grande motivo para alarme, a rapariga expressou o desejo de ter uma mala e mencionou que já estava a juntar dinheiro para tal... Temos alguma coisa com isso?...
Isto é uma enorme hipocrisia, porque tal como disse Luís Pedro Nunes (no Programa Eixo do Mal): "Tivemos o caso de uma jovem no Programa Casa dos Segredos, que se gabou perante a praça publica de ter colocado uns seios de silicone à custa do Serviço Nacional de Saúde."
Com tantas irregularidades e poucas vergonhas no nosso país andamos a gastar páginas de jornais, a mexericarmos a vida da rapariga e a iludir-nos com teorias de moralidade no país da imoralidade e da impunidade. Concentremos todas a nossa indignação coletiva para com a pouca vergonha do "Caso BANIF e BPN", contra esta destruição que estão fazer ao nosso Estado Social. Em vez de estarmos com autos-de-fé em questões do foro pessoal de uma jovem, vamos insurgir-nos com a pouca vergonha das parcerias publico-privados, com a falta de coerência e honestidade dos grandes escritórios de advogados que fazem a legislação de maior dimensão económica lucrando e fazendo pareceres sobre os erros legislativos que cometeram ganhando mais dinheiro com isso...
Toca abrir os olhinhos (povo português) em vez de esmiuçarmos mexericos, vamos avaliar e agir sobre a nossa realidade fulcral.


Boa Semana Onomatopaicos *





4 comentários:

Pi Maria disse...

Opá na realidade com 16 anos já és "maior" do ponto de vista penal (imputável). Quanto ao vídeo, o que achei mais piada foi o tom de voz, o que achei mais passível de criticar foi o discurso em si (a mulher parece que tem 10 anos, até a minha irmã fala melhor), mas vá cada um sabe de si e não vou estar a julgar a miúda, se ela tem dinheiro que o gaste no que bem entender :D

Abraço

Anônimo disse...

Nunca a tinha ouvido falar e confesso que mais valia não ter ouvido porque não gostei mas isso pouco importa. Não sigo o blogue dela nem nenhum dos outros mas, de qualquer forma, cada um tem os seus desejos e se não era suposto falar em desejos materialistas, deveria era haver uma cláusula no contracto com a Samsung onde isso estivesse explícito.
Ela disse que estava a juntar dinheiro para comprar uma Chanel e que seria uma conquista para ela poder fazê-lo. Não pediu que lha oferecessem. Não disse que a ia roubar. Disse que estava a juntar dinheiro para a comprar e eu sinceramente não vejo onde está o mal disso. Quem tem emprego não tem como desejo prioritário arranjar um emprego. Prefere desejar mantê-lo. Quem tem comida na mesa todos os dias sem ter que fazer grandes contas é óbvio que não vai desejar ter um pão por dia para comer. Cada um tem as suas prioridades e uma das dela é comprar a mala dos seus sonhos.

Se ela tivesse desejado só a paz no mundo e o amor eterno seria uma hipócrita. Assim é fútil. Não há como agradar a todos e é mesmo assim que funciona...
A culpa, nisto tudo, é da Samsung. Em época de crise, é óbvio que vídeos assim numa altura como esta iriam trazer polémica. Quando a Pepa pede uma Chanel e a Maria Guedes pede "ter menos, muito menos... menos acessórios..." as pessoas sentem-se insultadas mas eu não percebo qual é o problema disso.
Afinal, sonhar ainda não paga imposto e cada um tem as suas realizações e conquistas pessoais. Se a Pepa já tem tudo o resto, é uma sortuda. Se ela pode ter uma mala Chanel, que tenha. Eu se pudesse também teria (:

Orquídea disse...

R: A minha gatinha já desapareceu à 4 meses.... :( duvido que volte :'(

Anônimo disse...

Grande comentário! Sejam bem em vindos de volta os grandes comentários!
Também não percebi o porque da indignação do video, achei um pouco pobre é verdade, mas também não acho necessidade de criar tanta polémica a volta disso. Cada um é que sabe o que deseja para si! A associação do video a marca Samsung é que não tem qualquer ligação. Não deviam ter feito uma triagem antes de os associar a marca!? Antes de os publicar!? Retirar depois de publicar foi um pouco estranho!