quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O drama da emigração



Para mim e para todos os estudantes portugueses esta realidade está cada vez mais perto do nosso horizonte... Por quê?
Já em 2010, o número de portugueses a emigrar disparou para os 41%, sendo esta massa de emigrantes jovens cada vez mais qualificados com licenciaturas, mestrados e doutoramentos nas mais variadas áreas profissionais, que não conseguem encontrar espaço no seu país para satisfazer os seus sonhos. Como é que queremos ter perspetivas de sermos um país com futuro, se 90% do desenvolvimento e evolução de um estado depende da qualidade e da capacidade do seu capital humano? Como é que nós havemos de ser um estado sustentável, se estamos a gastar rios de dinheiro a formar a nossa "suposta" futura mão-de-obra e acabamos por ter de enviar dezenas/centenas de jovens para fora do país, semanalmente?

Estou apenas a olhar para o lado económico e financeiro da coisa, porque a nível da demografia a situação é decadente, visto que Portugal atinge o índice de envelhecimento mais significativo da década, pois por cada 100 jovens com menos de 15 anos existem 120 pessoas com mais de 65 anos. Não falando ainda nos problemas de desertificação no interior, decréscimo da natalidade, diminuição do crescimento natural e do saldo migratório e no afastamento do país, das suas famílias e dos seus amigos de muitos destes jovens.

Dedico este post ao meu amigo Bruno Torres. O Bruno tem sido uma das pessoas mais coerentes, corajosas, frontais e honradas que conheço! Espero que seja bem-sucedido na sua aventura por Moçambique e que consiga ser reconhecido pela competência e pela qualidade que tem. Agradeço-lhe tudo o que fez por mim e pelo grupo da JS 3.0.
Boa sorte amigo!





Nenhum comentário: