quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Made in Portugal ("Renova")








Depois da marca Lacatoni, decidi criar um espaço chamado "Made in Portugal", para destacar as marcas nacionais, como forma de as valorizar, de mostrar que uma boa ideia traz bons resultados, seja qual for o lugar, onde o projeto se inicia ... Quero inspirar e motivar todos aqueles que sonham e aspiram a poder construir uma marca. Para além disso, o empreendedorismo, a exportação e a recuperação de indústrias e dos mercados nacionais são necessidades atuais muito sentidas no nosso país!


Hoje a marca que vos dou a conhecer é a Renova. É uma empresa portuguesa que fabrica produtos feitos de papel, tais como papel de cozinha, papel higiénico, toalhetes húmidos ou lenços de papel. Situa-se no concelho de Torres Novas, localizada na zona do Médio Tejo (sub-região).


- Origens

1818
David Ardisson escolheu como marca de água da primeira folha de papel manufacturada nas margens do Almonda, a marca Renova.

1939
Constituição da sociedade por quotas “Fábrica de Papel do Almonda, Lda.”.
Comercialização de 300 toneladas de papel por ano.

1943
O grupo de accionistas actuais adquirem as participações dos antigos sócios. Novos proprietários, nova dinâmica.

1950
Aquisição de uma linha de alta tensão; autonomia energética da empresa relativamente à água da nascente.

1952
Comercialização de 1000 toneladas de papel por ano.

1958
Primeiro rolo de papel higiénico Renova Super.





- Ideia Inovadora
A Renova é conhecida como a criadora do papel higiénico preto, sendo este um produto correntemente associado à ideia de requinte ou mesmo de luxo. Recentemente, a Renova criou outros produtos usando esta mesma ideia. Entre eles está o papel higiénico vermelho vivo, cor-de-laranja, cor-de-rosa ou verde alface.
Um dos produtos mais originais da marca Renova é um suporte de papel higiénico feito de ouro e incrustado com cerca de 150 diamantes, lançado em 2007.









-  Mercado
É uma das marcas mais conhecidas dentro e fora do país. Os seus produtos são vendidos em países como Japão , Espanha, Estados Unidos, França ou Bélgica. Existe igualmente publicidade da marca exposta em alguns destes países.







Paulo Pereira da Silva, presidente da "Renova"



Aqui estão os objetivos da gama de produtos que a marca Renova desenvolveu …

1- para si, para o cuidado do seu corpo;
2- para a sua casa, para a limpeza do espaço onde vive;
3- para o seu negócio, soluções profissionais.



Um comentário:

Sardine disse...

Olá Carlos. Há pouquíssimo tempo, iniciei um nova rubrica no meu blog com o objetivo de valorizar os projetos portugueses mas também as personalidades portuguesas. Depois de lançar a rubrica, a Carolina disse-me que tu tinhas um rubrica do género, foi quando eu reparei que até os títulos são iguais...
Espero que não te importes! :)