sábado, 7 de julho de 2012

Mais de metade do lixo ainda vai para aterros

"Portugal melhorou muito o sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos. Mesmo assim, 62% desse lixo continua a ser depositado em aterros. Introduzir novos operadores no setor, estimular o comportamento correto dos agentes económicos e sensibilizar a opinião pública para as vantagens da separação e reciclagem foram temas debatidos no Expresso do Meia-Dia."


Retirei esta notícia do "Expresso Online", porque me causou muita preocupação sentir que ainda não temos uma população sensibilizada, para a necessidade de evitar o armazenamento de alguns tipos de resíduos nos aterros sanitários. 
Numa sociedade tão evoluída na gestão e tratamento do lixo, custa-me ver a adoção deste tipo de comportamentos primários face ao ambiente, no nosso país.

É preciso continuar a consciencializar, educar, formar e demonstrar que esta matéria ambiental é prioritária para o futuro do nosso planeta e que será determinante na possibilidade de podermos salvaguardar a existência da nossa espécie. A "sustentabilidade" é um conceito novo, que representa o futuro das nossas políticas, relacionando o meio económico, social e ambiental ao equilíbrio e à racionalidade .







Um comentário:

Sue disse...

Cá em casa reciclamos tudo o que podemos...as pessoas não têm a minima noção que a maior parte do lixo diário que produzem pode ser reciclado!