domingo, 1 de janeiro de 2012

Dicas sobre Livros* " A Era da Mentira" de Mohamed Elbaradei

É um livro muito bom para quem gosta de assuntos da atualidade, política externa, diplomacia, conflitos nucleares e energia nuclear. Mohamed Elbaradei retrata de forma indireta, o favorecimento no uso de energia nuclear para uso benéfico das 5 grandes potências mundiais (Estados Unidos da América, China, França, Grã-Bretanha e Russia) na Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA). Isto por si só representa um síndrome de hipocrisia, porque o impedimento do uso da Energia Nuclear por parte de outros países que não aqueles.
Elbaradei faz uma crítica indireta a este tipo de politica injusta que favorece um grupo de países em relação a outros.
Demonstra o papel importante que ele mesmo teve na redução do arsenal nuclear em países como o Irão e a Líbia, que acabou por valer-lhe o Prémio Nobel da Paz em 2005, enquanto Diretor-Geral da AIEA.
O livro informa-nos sobre a situação nuclear em alguns países, como:
- Líbia, Irão, Iraque e Coreia do Norte.
Dando sempre a entender uma atitude hipócrita, parcial e incoerente da parte dos Estados Unidos na questão nuclear, focando a atitude pouco correta da parte de Condoleezza Rice (Secretária de Estado dos Estados Unidos da América).

Na minha opinião, é um livro de consciencialização sobre a situação mundial e de como está a ser tratada a temática da energia nuclear. Elbaradei escreve de forma simples, precisa e objetiva, ajudando o leitor na compreensão do assunto tratado.

Recomendado!!!

Nenhum comentário: