quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Curling - O desporto dos "varredores" *





Criado por volta do século XVI na Escócia, este desporto teve as primeiras regras elaboradas em 1838. Disseminado pelo mundo através de imigrantes escoceses, o curling é hoje em dia, praticado principalmente no Canadá. Ao nível dos Jogos Olímpicos de Inverno, teve sua primeira aparição em Chamonix 1924, embora esta só tenha sido considerada oficial em 2006. Depois de três aparições como desporto de demonstração, o curling voltou ao programa olímpico em Nagano 1998, sendo disputado até aos nossos dias.


Ficheiro:Men curling - 1909 - Ontario Canada.jpg






Curling é um desporto olímpico coletivo, praticado numa pista de gelo, cujo objetivo é lançar pedras de granito o mais próximo possível de um alvo, onde os "varredores" ajudam à concretização desse objetivo. O nome deste desporto, é originário do verbo em inglês "to curl", que significa "girar", e se deve ao facto de as pedras serem levemente "giradas" no ato do lançamento.



As equipes são compostas por quatro jogadores, sendo cada um responsável por lançar duas pedras em cada "end" (cada subdivisão de uma partida). Após o lançamento, os outros jogadores podem varrer o gelo com o objetivo de diminuir o atrito entre a pedra e pista, fazendo-a parar mais longe. Os jogos são disputados, de modo geral, em "dez ends", podendo terminar antes se uma das equipes desistir ou for matematicamente eliminada. A pontuação só é determinada ao final do "end", e apenas uma equipa pode pontuar em cada etapa. A equipa faz um ponto para cada pedra localizada mais próxima ao centro do alvo que qualquer uma das pedras adversárias.



As competições mais importantes do Curling são o Campeonato Mundial e os Jogos Olímpicos de Inverno.
A melhor seleção masculina da atualidade - Canadá (Campeã Olímpica e Mundial da Modalidade);
A melhor seleção feminina da atualidade - Suécia (Campeã Olímpica e Mundial da Modalidade).

Um comentário:

Anônimo disse...

Começo sempre a rir quando vejo os homenzinhos super sónicos com as vassouras :b